Objetivo é fiscalizar recolhimento de contribuições sindicais
Área do Cliente
Notícia
Mercado da beleza no Brasil deve crescer 11% em 2009
Mercado da beleza deve crescer 11% no país em 2009.
O mercado brasileiro de cosméticos e higiene pessoal passou praticamente incólume pela crise financeira e está revendo suas projeções de faturamento para 2009. O setor deve fechar o ano com uma receita da ordem de R$ 24 bilhões, um crescimento de 11% sobre 2008. "O setor refez as projeções iniciais, que era encerrar 2009 com um crescimento de 5% na receita. Em muitos aspectos, a crise até ajuda o setor de beleza", diz Luciane Beltran, diretora da Beauty Fair, uma das maiores feiras de negócios do setor no mundo, que termina nesta terça-feira, 1, em São Paulo e deve atrair mais de 100 mil visitantes.
Segundo Luciane, o desempenho do setor se mostrou favorável em meio às turbulências porque as vendas de cosméticos não estão atreladas a crédito, e sim à renda disponível das famílias. "Como houve um incremento de renda, especialmente na classe C, o que vemos é um crescimento de cerca de 10% ao ano nos últimos anos, descontada a inflação", diz Luciane. A própria Beauty Fair reflete esse movimento do mercado. Em 2005, em sua primeira edição, o evento atraiu 100 expositores e ocupou uma área de 14 mil metros quadrados. Este ano, foram 350 expositores e 76 mil m2 de área.
A pujança desse mercado já chama a atenção de companhias que, até pouco tempo atrás, sequer cogitavam atender o segmento de beleza. É o caso da Mondial, fabricante de eletroportáteis como ventiladores, liquidificadores e cafeteiras que está entrando no segmento de cuidados pessoais. A empresa está lançando oito produtos, entre secadores de cabelo e pranchas, e tem planos de conquistar 15% desse mercado em um ano. "O mercado brasileiro de eletroportáteis cresce por volta de 6% ao ano, enquanto o segmento de cuidados pessoais cresce o dobro disso", diz Giovanni Cardoso, diretor comercial e de marketing da Mondial. O executivo tem planos agressivos para o mercado de secadores de cabelo e pranchas, onde, segundo ele, as multinacionais ainda têm dificuldades de ganhar terreno.
"O cabelo da brasileira tem particularidades que as gigantes do setor ainda não compreenderam bem. Ele é mais espesso e volumoso do que o das americanas, asiáticas e europeias, por isso necessita de tecnologia especial", diz Cardoso, que espera conquistar uma fatia de 25% do mercado dentro de três anos. Para isso, vai contar com a presença da Mondial em 11 mil pontos de venda em todo o País. "Sem dúvida essa capilaridade é uma vantagem competitiva", diz Cardoso. O mercado de eletroportáteis é estimado em 33 milhões de unidades/ano, e a linha de cuidados pessoais já representam um terço desse volume.
A concorrência não vai ficar parada. A brasileira Taiff, que lidera o mercado de eletroportáteis para cuidados pessoais, aproveitou a feira de beleza para fazer vários lançamentos tecnológicos. Entre eles, um secador de cabelos feito com plástico biodegradável, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). "As matérias-primas, como milho e sementes de girassol, conferem as mesmas características do plástico proveniente do petróleo, como a resistência ao calor, mas com menos impacto ambiental", diz Nilton Santos, engenheiro responsável pelos projetos de inovação da Taiff. A empresa também está lançando no mercado secadores com silenciador de ruídos e também uma chapa-escova.
Notícias Técnicas
As informações completas do certame, bem como o edital da primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, estão disponíveis no site da FGV por meio do endereço eletrônico na notícia
O grupo Transportes, com alta de 1,30% e 0,27 ponto percentual (p.p.), seguido do grupo Alimentação e bebidas (0,96% e 0,21 p.p.) são os grupos com as maiores variações positivas no IPCA de janeiro
O custo nacional da construção, por metro quadrado, que em dezembro fechou em R$ 1.799,82, passou em janeiro para R$ 1.798,48, sendo R$ 1036,90 relativos aos materiais e R$ 763,02 à mão de obra
A indústria nacional variou -0,3% de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal, com sete dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apresentando taxas negativas. As maiores quedas foram no Pará (-8,8%) e no Ceará (-6,8%).
Notícias Empresariais
Saiba como evitar essas falhas para melhorar as vendas e a fidelização em seu empreendimento
Hiperconveniência, hiperpersonalização, experiências imersivas, sustentabilidade, economia circular e economia do bem-estar são algumas das tendências para criar conexão com o consumidor
A transformação se manifesta de diversas formas — interrupções nas cadeias de suprimentos, regulações mais rigorosas, pressões por sustentabilidade e a busca por talentos em um mercado competitivo
Em entrevista à Rádio Metrópole, presidente da CNI Ricardo Alban comentou importância de pacto nacional entre o setor privado e o poder público, e ressaltou importância da indústria para a economia
Estudo publicado recentemente pelo Ipea aponta uma redução de 55,2% no preço mínimo do mercado a partir da entrada do terceiro genérico; aumento de vendas anual desse tipo de medicamento é três vezes maior
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional