Confira o vídeo sobre a nova funcionalidade com potencial para atender mais de 155 milhões de brasileiros
Área do Cliente
Notícia
2010: o que esperar para o crédito, o consumo e os preços?
Mas será que 2010 será um ano financeiramente repleto de boas notícias?
Após iniciar em meio a uma crise financeira, 2009 termina como o ano em que o Brasil provou ao mundo que tem uma economia forte e que está preparado para crescer ainda mais. Mas será que 2010 será um ano financeiramente repleto de boas notícias?
Especialistas dizem que sim. Porém alertam que é preciso cautela.
“Saímos muito bem da crise, mas também perdemos muita coisa com ela. Em 2010 é preciso ter cuidado. Como o crédito estará mais fácil e mais barato é preciso cuidado para não se endividar demais e depois ficar inadimplente. Também é preciso ter cuidado com o emprego. Muitos postos de trabalho já foram retomados, mas os empregos que garantem salários maiores ainda não voltaram aos níveis pré-crise. Eu diria que dá sim para começar 2010 otimista, mas um pouco de cautela não faz mal a ninguém”, afirma o economista-chefe da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), Marcel Solimeo.
Crédito
O crédito, apontado como o estopim da crise financeira que dominou o mundo, foi muito debatido em 2009. Se nos primeiros meses as taxas estavam altas, os prazos reduzidos e as concessões mais restritas, em outubro os números apontavam que o crédito já estava em patamares pré-crise.
Para o vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel de Oliveira, 2010 será o ano do crédito. “Não tenho dúvida, 2010 será pautado pelo crédito. O volume vai crescer de 15% a 20%, a relação crédito/PIB deve chegar a 50%, nunca chegamos a esse patamar, e teremos crescimento em todas as linhas, mas se destacarão o crédito imobiliário, o consignado e o destinado ao financiamento de veículos”, afirma.
Ainda segundo o executivo, no próximo ano as pessoas que quiserem tomar dinheiro emprestado terão ainda o benefício de taxas menores. “Com o País em crescimento diminui a probabilidade de perda de emprego e, consequentemente, da inadimplência. Assim os bancos se arriscam mais, emprestam mais e cobram menos por esses empréstimos”.
Inadimplência
Já a inadimplência, que em 2009 chegou a registrar crescimento superior a 10%, não deve preocupar em 2010 – pelo menos no primeiro semestre.
“Nossa expectativa é de que a inadimplência caia nos seis primeiros meses de 2010 e, a partir daí, haja uma estabilidade. No segundo semestre pode sim haver uma pressão da inadimplência, mas acho cedo para afirmar isso. Precisamos acompanhar o andamento do começo do ano”, afirma o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida.
Porém, se em 2009 as pessoas tentaram reduzir o endividamento e elevaram o número de pagamentos à vista, em 2010 a tendência é de que a situação se inverta. “O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros no próximo ano”, garante Almeida.
Inflação
Já quando o assunto é a inflação, as expectativas não são muito boas para os consumidores brasileiros. Se em 2009 o País conseguiu manter a inflação abaixo da meta de 4,5% estabelecida pela autoridade monetária, no próximo ano os números deverão ser um pouco mais altos. A opinião é do economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), André Braz.
“Com o Brasil em crescimento é normal que a inflação aumente e eu acredito que ela terminará 2010 acima dos 4,5%. Os alimentos, que esse ano não influenciaram muito a inflação, devem ter um comportamento diferente em 2010", explica.
E completa: "além disso, já há a promessa de que o preço das passagens de ônibus vão aumentar em São Paulo no início do ano, e essa é uma variável de peso porque São Paulo é a cidade que pesa mais nos índices de inflação, e a tarifa de transporte público é muito importante. E a massa salarial também deve continuar crescendo, o que impulsiona o consumo e permite que haja um aumento de preços, ou seja, os salários mais altos, apesar de muito bem-vindos, pressionam a inflação”, finaliza.
Notícias Técnicas
Parceria assinada em solenidade no STF visa promover trabalho decente e formação profissional a detentos e ex-detentos
Fiscalização está apurando a situação dos cerca de 50 empregados que estavam trabalhando no local e 21 ficaram gravemente feridos
Iniciativa do Governo Federal oferece descontos entre 20% e 95% e garante a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
Secretário extraordinário participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta quarta-feira (12/2)
Notícias Empresariais
A taxação em 25% sobre as importações de aço decretada por Donald Trump não irá prejudicar igualmente todas as empresas brasileiras. Análise feira pelo Itaú BBA aponta que ao menos uma companhia pode ser beneficiada pela medida: a Gerdau.
Em entrevista concedida antes das medidas anunciadas pelo governo Trump, executivo falou sobre possíveis impactos de uma eventual taxação mais intensa aos produtos chineses
Dona do Facebook crava sequência histórica de 16 altas, e avança 22,5% no ano, na contramão do ceticismo com gastos de IA pós fenômeno DeepSeek
A receita líquida atingiu R$ 259,1 bilhões no mês, enquanto a despesa totalizou R$ 172,1 bilhões
Em janeiro, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2025 deve totalizar 325,3 milhões de toneladas, 11,1% maior que a obtida em 2024 (292,7 milhões de toneladas com aumento de 32,6 milhões de toneladas; e 0,8% acima da informada em dezembro, com acréscimo de 2,7 milhões de toneladas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional