Confira o vídeo sobre a nova funcionalidade com potencial para atender mais de 155 milhões de brasileiros
Área do Cliente
Notícia
Poupança deve ser usada para pagar à vista IPVA e IPTU
IPVA, IPTU e material escolar sem entrar no vermelho
Passada a euforia das festas de fim de ano, é hora de avaliar o tamanho da fatura do cartão de crédito de dezembro e lidar com a ressaca dos gastos. Quem cumpriu as promessas do réveillon anterior — de se organizar financeiramente — deve ter separado uma parcela do décimo terceiro salário para pagar impostos, como IPTU, IPVA, e as compras de material escolar, gastos que se concentram neste início de ano. Do contrário, ainda é tempo de pensar em estratégias para não entrar em 2010 no vermelho.
Uma das recomendações de especialistas é aproveitar o parcelamento dos impostos.
A prefeitura do Rio anunciou que o IPTU poderá ser pago à vista, com desconto de 7%, ou parcelado em até dez vezes. Já o IPVA, segundo o governo do estado, poderá ser pago à vista, com desconto de 10%, ou em três vezes. O consultor financeiro e professor do Ibmec-Rio, Gilberto Braga, lembra que, se o contribuinte tiver algum dinheiro guardado na poupança, vale a pena resgatar e quitar os impostos à vista, com desconto: — O valor dos abatimentos é maior que o rendimento da poupança. Mas nem sempre a mesma lógica serve para empréstimos ou linhas de financiamento dos bancos. Para se ter uma ideia, o desconto dado no pagamento à vista dos impostos equivale aos juros de um mês no cheque especial.
Pais podem se juntar para comprar material escolar
Na compra do material escolar, algumas práticas garantem economia. O professor de Finanças da FGV-SP e da PUCSP Fabio Gallo Garcia diz que o ideal é os pais de alunos se juntarem para comprar livros diretamente da editora ou de lojas atacadistas, com descontos maiores que nas livrarias.
—Além disso, é saudável financeiramente que um irmão mais novo herde os materiais escolares dos mais velhos que puderem ser reaproveitados.
E, na hora das compras, coisas como borrachas, lápis e canetas chegam a ter diferença de 250% de preço entre os diferentes estabelecimentos — lembra, recomendando uma ampla pesquisa de preços.
A assistente de direção do Procon de São Paulo, Valéria Cunha, destaca que as escolas são proibidas de restringir o local de compra do material.
Ela também recomenda uma boa pesquisa. Levantamentos recentes do Procon mostraram que os preços de réguas e canetas de uma mesma marca, por exemplo, variam em até 100% em São Paulo.
Gilberto Braga acha que a diferença entre livrarias é pequena.
Ele sugere que o consumidor vá em busca de melhores condições de pagamento, seja à vista (com desconto) ou a prazo. A internet também é uma boa alternativa, especialmente para livros de leitura extensiva.
— A vantagem da internet é que a reposição é mais rápida.
A dica serve para quem deixa para comprar em cima do laço e se depara com a falta de alguns itens em livrarias — ensina.
Outra dica, que precisa ser negociada com as crianças, é evitar os modismos, como mochilas de personagens de desenhos animados, que chegam a ser mais de 30% mais caras que uma similar sem desenhos, calcula Fabio Gallo. E a qualidade é, muitas vezes, questionável.
— Deve-se evitar o tênis ou a mochila da moda — diz o professor, lembrando que a tendência passa e, dificilmente, a criança vai querer usar aquele material no ano seguinte.
Braga, do Ibmec, lembra que algumas escolas já começaram a anunciar reajustes, de 5% a 10%.
— Não existe justificativa, porque a inflação não está nestes patamares. Como os professores também não tiveram aumentos vultosos, isso sugere elevação de margens. Então, há espaço para negociar na matrícula — diz.
Boas notas e mais de um filho garantem desconto
Braga lembra que, para quem tem mais de um filho na mesma escola — ou uma criança com boas notas —, ganhar um desconto torna-se mais fácil.
— Antigamente, era lei o abatimento de 10% para cada filho adicional. A maioria das escolas mantém isso como política empresarial — lembra.
Com três filhos — incluindo um bebê de um ano —, o publicitário Gustavo Bastos, sócio da agência 11/21, começou a se programar em agosto de 2009.
— A gente se planeja desde agosto para chegar em janeiro com dinheiro para encarar as contas. Às vezes, tento antecipar a matrícula dos meus filhos no colégio e peço descontos.
Até mesmo as compras de Natal são antecipadas, pois vou aproveitando as promoções — ensina. — O pior das despesas de início de ano é que elas vêm logo depois das despesas de fim de ano.
Notícias Técnicas
Parceria assinada em solenidade no STF visa promover trabalho decente e formação profissional a detentos e ex-detentos
Fiscalização está apurando a situação dos cerca de 50 empregados que estavam trabalhando no local e 21 ficaram gravemente feridos
Iniciativa do Governo Federal oferece descontos entre 20% e 95% e garante a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
Secretário extraordinário participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta quarta-feira (12/2)
Notícias Empresariais
A taxação em 25% sobre as importações de aço decretada por Donald Trump não irá prejudicar igualmente todas as empresas brasileiras. Análise feira pelo Itaú BBA aponta que ao menos uma companhia pode ser beneficiada pela medida: a Gerdau.
Em entrevista concedida antes das medidas anunciadas pelo governo Trump, executivo falou sobre possíveis impactos de uma eventual taxação mais intensa aos produtos chineses
Dona do Facebook crava sequência histórica de 16 altas, e avança 22,5% no ano, na contramão do ceticismo com gastos de IA pós fenômeno DeepSeek
A receita líquida atingiu R$ 259,1 bilhões no mês, enquanto a despesa totalizou R$ 172,1 bilhões
Em janeiro, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2025 deve totalizar 325,3 milhões de toneladas, 11,1% maior que a obtida em 2024 (292,7 milhões de toneladas com aumento de 32,6 milhões de toneladas; e 0,8% acima da informada em dezembro, com acréscimo de 2,7 milhões de toneladas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional