Alinhada às melhores práticas internacionais, a iniciativa visa promover transparência e incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais
Área do Cliente
Notícia
Inflação indica estabilidadeInflação indica estabilidade
Há alguns fatores que precisam ser relevados antes de se diagnosticar o movimento da economia baseando-se na pressão dos preços.
A economia dá sinais de que entrará em um período de acomodação no segundo semestre. Pelo menos é para essa direção que apontam alguns dos principais indicadores de inflação. O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registra desaceleração desde maio. Não foi diferente ontem, quando a instituição apresentou o resultado de julho – evidenciando variação de 0,22%, ante os 0,34% de junho (veja texto ao lado).
Para Salomão Quadros, economista da FGV responsável pela divulgação do IGP-DI, a estabilização dos preços dos bens de consumo registrada nos últimos meses pode ser considerada um bom indício da acomodação da economia. Medido pelo IGP-DI, o preço do refrigerador, por exemplo, permaneceu estável tanto em julho quanto no mês anterior. No caso de automóveis, a variação foi mínima em julho, de 0,06%, e de 0,11% em junho. "A economia aparenta aquecimento, mas os preços dos bens de consumo não aumentam. Isso pode sinalizar acomodação", disse Quadros.
Há alguns fatores que precisam ser relevados antes de se diagnosticar o movimento da economia baseando-se na pressão dos preços. Isso porque há uma tendência natural de arrefecimento da inflação no segundo semestre.
Mas o economista apontou alguns fatores que podem levar a economia para um patamar de acomodação. Se destacam a desaceleração dos preços de commodities, em especial do petróleo e de metais, e também o recuo no custo dos alimentos, item considerado uma das principais fontes de pressão nos preços ao longo do primeiro semestre.
Alimentos – Antônio Evaldo Comune, coordenador do Índice de Preço ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), destaca o grupo de Alimentos como um dos principais responsáveis pela desaceleração da inflação nos últimos meses. O IPC-Fipe registrou variação negativa de 0,4% nos alimentos em julho – bem abaixo da média mensal do ano, que foi positiva em 0,5%.
Os alimentos in natura pressionaram a inflação no início do ano. Ocorreu que o excesso de chuva prejudicou as safras, e chegou a faltar produtos, como o tomate. Mas essa situação veio se normalizando nos meses seguintes. O índice da Fipe mede a inflação na cidade de São Paulo que, pelo tamanho de seu mercado de consumo, pode indicar tendências para a economia brasileira.
Embora os preços dos alimentos tenham recuado desde o início do ano, Comune acredita em leves altas no segundo semestre, por variações de preços no mercado internacional, o que pressionaria um pouco a inflação. "Espero que ela seja levemente positiva ao longo do segundo semestre, puxada por alimentos. O IPC deve variar a uma média de 0,3% mês a mês até o final do ano, quando o índice deve fechar 2010 em 4,9%", projetou.
Notícias Técnicas
Professora de Economia da UFRJ, Denise Gentil defende a existência de um “cálculo distorcido” pelo mercado financeiro, que rasga a Constituição ao transformar em déficit a parte da contribuição previdenciária reservada à União.
Segundo o ministro, legislação será mais segura e transparente
A crise de popularidade que atingiu o governo federal forçou o Palácio do Planalto a encontrar formas de divulgar as ações do Executivo e tentar melhorar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começa em 15 de março, e se estende até 31 de maio. Quem entrega a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, costuma figurar nos primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda.
Notícias Empresariais
Saiba como formalizar seu negócio, pagar menos impostos e ter acesso a benefícios previdenciários
Levantamento da ACSP aponta que os itens de carnaval podem ter até 57% de impostos
Os poços no litoral amapaense têm potencial para a existência de 10 bilhões de barris de petróleo - dos quais quase 7 bilhões já foram confirmados. Do outro lado do mundo, os poços de Dubai têm cerca de 4 bilhões de barris
A definição de um Marco Legal de Cibersegurança tem de ser prioridade máxima, uma vez que falta maturidade ao país. "Falta convergência nas ações ", advertiu o vice-presidente da ABES, Andriei Gutierrez
Apesar de melhorias recentes, especialistas veem espaço para reduzir risco do investidor privado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional