O julgamento diz respeito a embargos de declaração apresentados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). A entidade questiona pontos da decisão de setembro de 2024 que rejeitou embargos anteriores e manteve o entendimento contrário à “revisão da vida toda”
Área do Cliente
Notícia
Em julho, inadimplência com cheques cai para o menor nível para o mês desde 2004
Segundo os técnicos da Serasa, o consumidor tem preferido outras formas de pagamento que possibilitem parcelamentos mais longos.
Com mais renda e crédito disponível na praça, os brasileiros estão usando cada vez menos cheques e, por isso, a inadimplência com essa forma de pagamento tem registrado quedas seguidas, atingindo em julho o menor percentual para o mês desde 2004.
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta quarta-feira (18), a inadimplência com essa modalidade ficou em 1,74% no sétimo mês do ano. Isso significa que, de um total de 92 milhões de cheques compensados, apenas 1,602 milhão foram devolvidos.
No acumulado do ano, frente ao mesmo período de 2009, houve queda de 9,8% no número de cheques compensados, para 625,575 milhões. Contudo, o número de cheques devolvidos por falta de fundos recuou ainda mais no período (-26,9%), para 12,105 milhões. Assim, no período, a inadimplência com essa modalidade ficou em 1,86%.
“Esses números demonstram que há melhora na qualidade do cheque, com a inadimplência regredindo muito mais que a queda em sua utilização”, explicaram os técnicos da Serasa.
Preferência por outras modalidades
Segundo os técnicos da Serasa, o consumidor tem preferido outras formas de pagamento que possibilitem parcelamentos mais longos. “Com o endividamento em alta, crescendo acima da massa salarial, o consumidor procura alternativas que lhe proporcionem flexibilidade na amortização de suas dívidas”, dizem os economistas da instituição.
Por isso, embora a inadimplência dos consumidores de maneira geral esteja em ritmo crescente, a taxa de inadimplência com cheques está em queda, refletindo assim a mudança de preferência de financiamento do consumidor.
Para os analistas, a perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue em queda. Eles esperam, porém, algumas pressões de elevação, devido às compras para o Dia das Crianças e para as festas de fim de ano, quando o consumidor procura diversas formas de pagamento.
Notícias Técnicas
Serviço ficará indisponível das 1h às 4h para melhorias nos sistemas que gerenciam o recebimento da Escrituração Contábil Digital.
Mais de 53 mil baianos estão na fila por benefícios
A implementação do DET trouxe diversos benefícios tanto para os empregadores quanto para o poder público
Lote é formado por 105.919 restituições destinadas a contribuintes prioritários e não prioritários
Notícias Empresariais
Norma revoga portarias anteriores e estabelece novas regras para registro eletrônico de jornada, carteira de trabalho digital e prorrogação de jornada em atividades insalubres.
Além do pagamento do salário é preciso arcar com os encargos trabalhistas
Decisão do Ministério da Fazenda afeta gravemente a produção agrícola
O trabalho remoto é uma realidade para profissionais de diferentes áreas e todos eles lidam frequentemente com informações sensíveis, o que pode representar um risco de cibersegurança por operarem fora da rede do escritório.
“Vamos seguir na premissa de organizar as contas públicas; estamos governando o país com muita responsabilidade fiscal’, disse o secretário-executivo da Fazenda
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional