Ainda não há prazo para o calendário de entrega do Imposto de Renda 2025
Área do Cliente
Notícia
Sucesso nos instrumentos de comunicação interna
Os cinco fatores relevantes
Hoje é comum observar nas empresas o uso de ferramentas de comunicação como informativos online, jornal mural, jornal interno, banners, e uma série de outros veículos destinados à comunicação em massa. Mas será que as pessoas usam esses canais da maneira correta?
Primeiramente é indispensável seguir uma padronização lingüística que facilite o atendimento e relacionamento com todos os níveis hierárquicos corporativos e valorize os profissionais sem que aparente existir bajulação para com a executiva empresarial.
Mas o sucesso dos instrumentos de comunicação ainda depende de outros 5 fatores: diversidade, planejamento, conteúdo relevante, visual atraente e opção de feedback.
Diversidade
A criação deve ser inovadora, buscando atingir o imprevisível. É necessário surpreender o público quanto à utilização dos veículos de comunicação. Como exemplo: ao invés de criar um banner na intranet, utilize um floor-door na entrada do prédio. Importante que independente do meio de comunicação, o foco esteja voltado ao conteúdo qualitativo.
Planejamento
O planejamento deve ser feito a partir da definição dos assuntos a serem veiculados: social, ambiental, esportivo, produtos e serviços da empresa, motivação, interesse feminino, interesse masculino, saúde, tendência de mercado da empresa. Com o foco identificado, é hora de planejar o lançamento. Vale fazer uma agenda anual onde cada assunto tem sua data de lançamento e expiração. É na fase de planejamento que são definidas as campanhas internas, ligadas as metas da empresa.
Conteúdo relevante
O conteúdo para as peças deverão atender as expectativas da empresa e dos funcionários. É válido o estudo da cultura local para que seja traçado os perfis do público interno. Com os dados apurados, deve-se definir como e quando comunicar. Obviamente alguns temas despertam mais interesse que outros. No caso dos temas que despertam menor interesse é necessário estimular ainda mais o receptor, para isso são adotados técnicas especificas, como por exemplo: layout mais atrativo, texto mais objetivo, linguagem HQ, elaboração de campanhas especificas, quizz, estímulos através de premiações, etc.
Visual atraente
Uma peça bem planejada e elaborada transmite maior credibilidade além de chamar a atenção. Já que estamos falando do nosso publico interno, porque não utilizar do mesmo capricho e preocupação estética das campanhas de publicidade da empresa? Seu público merece esta preocupação. Fugir da imagem de comunicação amadora traz inúmeros benefícios aos departamentos de comunicação interna, como maior visibilidade e credibilidade. Se comunicar visualmente da maneira correta pode proporcionar inúmeras mudanças, já que as cores e formas carregam em si códigos e sensações de linguagem visual extremamente importante para obter êxito nas campanhas.
Opção de feedback
Manter canais de comunicação abertos faz com que o público interno tenha a percepção de que sua opinião, seja ela para elogios, criticas ou sugestões é de grande valia. Com esse conhecimento, as Áreas de Comunicação podem identificar os pontos a serem explorados e/ou melhorados.
A opção do feedback e da participação dos públicos internos é importante para lembrar a todos que o papel da comunicação é ser bilateral, participativa e enriquecedora para todos os níveis hierárquicos da empresa.
Seguindo esses passos, com muita dedicação, você poderá se assegurar: a mensagem será transmitida e compreendida!
O sucesso de seus instrumentos de comunicação é resultado da sua maneira de se comunicar, visualmente e emocionalmente.
Notícias Técnicas
Por lei o 13º salário do INSS pode ser pago em duas parcelas. Até 2019, o primeiro pagamento costumava acontecer até agosto, enquanto o segundo depósito era feito até novembro.
Valores incluem revisões de aposentadorias, auxílio-doença, pensões e outros benefícios
Modalidade foi instituída em 2019 no governo do presidente Jair Bolsonaro. Decisão de manter saque-aniversário ocorre em meio à queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo.
Estimativa é de que a medida injete R$ 12 bilhões na economia brasileira
Notícias Empresariais
Uma campanha hacker de larga escala está mirando usuários corporativos do Microsoft 365 em todo o mundo, mas com uma quantidade alarmante de alvos brasileiros.
Para o Plenário, a chamada operação de industrialização por encomenda não é atividade finalística da produção e não está sujeita ao imposto
Em todos os estados pesquisados, maioria dos entrevistados aponta que a economia piorou nos últimos 12 meses
Contratação de brasileiros por empresas estrangeiras cresceu 53% em 2024, com destaque para EUA, Suíça e Reino Unido
Atividades relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança têm apresentado crescimento, mas escassez de mão de obra qualificada faz com que setor educacional e empresas formem parcerias para suprir necessidade
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional