O julgamento diz respeito a embargos de declaração apresentados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). A entidade questiona pontos da decisão de setembro de 2024 que rejeitou embargos anteriores e manteve o entendimento contrário à “revisão da vida toda”
Área do Cliente
Notícia
Brasileiro quer se formalizar para ser empresário
O Sebrae realizou uma pesquisa sobre o perfil da categoria e ouviu de 69% dos entrevistados que ter uma empresa formal e emitir nota fiscal são os grandes atrativos para o registro do negócio.
O desejo do brasileiro de ser dono do próprio negócio é o principal motivo do sucesso da figura jurídica do Empreendedor Individual (EI), criada há três anos no país. O Sebrae realizou uma pesquisa sobre o perfil da categoria e ouviu de 69% dos entrevistados que ter uma empresa formal e emitir nota fiscal são os grandes atrativos para o registro do negócio.
“Nós imaginávamos que os direitos da Previdência Social, que são muito importantes na legislação, fossem o impulso decisivo para a formalização, mas o que motivou a imensa maioria foi o desejo de ter a sua cidadania empresarial, de poder crescer”, disse o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
O estudo Perfil do Microempreendedor Individual 2012, realizado pela instituição, foi divulgado nesta quinta-feira (2), em São Paulo. Entre as vantagens oferecidas pelo regime está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e custos reduzidos para a cobertura previdenciária.
Segundo o Sebrae, o Brasil terá quatro milhões de EI até 2014. Atualmente são 2,5 milhões em todo o país. Pelas projeções da instituição, o número de EI será maior que o total de micro e pequenas empresas em dois anos.
O presidente Luiz Barretto atribuiu esse aumento ao desempenho positivo da economia brasileira nos últimos anos - que incorporou mais de 40 milhões de brasileiros ao seu mercado consumidor -, ao ambiente legal favorável aos pequenos negócios e à ampliação da escolaridade.
“O aumento de oportunidades fez com que as pessoas pudessem empreender e ter viabilidade nos negócios. Mas o que chama a atenção é que o estudo demonstra que o EI tem um índice de escolaridade maior do que a média da população em geral, o que ajuda a ter negócios mais sustentáveis”, afirmou.
Jovens
A pesquisa mostra ainda que a maioria dos empreendedores individuais (48,8%) são jovens entre 25 e 39 anos. De acordo com o Sebrae, o resultado revela uma mudança de cultura do jovem brasileiro. “Hoje nem todo mundo quer ter um emprego formal, de carteira assinada. Os jovens percebem as oportunidades de mercado e as mudanças tecnológicas. Estão mais antenados e conectados do que os jovens do passado”, afirmou Luiz Barretto.
Para o presidente do Sebrae, o desafio nos próximos anos será capacitar esses jovens em gestão empresarial. “O fato de ter um conhecimento sobre o seu negócio é diferente de você ser um bom gestor da sua empresa. É isso que o Sebrae vai procurar realizar nos próximos anos. Focar a gestão empresarial e a capacitação como princípios fundamentais para a longevidade empresarial.”
Confira os principais dados da pesquisa Perfil do Microempreendedor Individual 2012:
Entre 25 e 39 anos
Ensino médio ou técnico completo
Vivem na região Sudeste do país
Trabalham em casa
Trabalham com serviços e comércio
Não possuem outra fonte de renda
Se formalizaram para ter CNPJ e nota fiscal
Recomendam a formalização
Pretendem crescer e faturar mais de R$ 60 mil/ano
Notícias Técnicas
Serviço ficará indisponível das 1h às 4h para melhorias nos sistemas que gerenciam o recebimento da Escrituração Contábil Digital.
Mais de 53 mil baianos estão na fila por benefícios
A implementação do DET trouxe diversos benefícios tanto para os empregadores quanto para o poder público
Lote é formado por 105.919 restituições destinadas a contribuintes prioritários e não prioritários
Notícias Empresariais
Norma revoga portarias anteriores e estabelece novas regras para registro eletrônico de jornada, carteira de trabalho digital e prorrogação de jornada em atividades insalubres.
Além do pagamento do salário é preciso arcar com os encargos trabalhistas
Decisão do Ministério da Fazenda afeta gravemente a produção agrícola
O trabalho remoto é uma realidade para profissionais de diferentes áreas e todos eles lidam frequentemente com informações sensíveis, o que pode representar um risco de cibersegurança por operarem fora da rede do escritório.
“Vamos seguir na premissa de organizar as contas públicas; estamos governando o país com muita responsabilidade fiscal’, disse o secretário-executivo da Fazenda
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional