Alinhada às melhores práticas internacionais, a iniciativa visa promover transparência e incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais
Área do Cliente
Notícia
Como saber se você deve demitir um colaborador
A maioria dos gestores começam a pensar no desligamento de um colaborador quando alguns questionamentos vêm à tona como, por exemplo, a perda de confiança e a falta de resultados
Você já ficou na dúvida se deveria demitir um colaborador ou não sabia quando seria o momento "certo" para que isso acontecesse? Será que existe uma resposta genérica que possa responder sobre todos os casos? Provavelmente, se você perguntar para um consultor em gestão de pessoas, ele dirá: "depende". Tudo depende do contexto, da pessoa, das responsabilidades, deveres, entre uma série de outros fatores. Mas lidar com a demissão é algo muito mais sério para tratarmos como uma dúvida.
A maioria dos gestores começam a pensar no desligamento de um colaborador quando alguns questionamentos vêm à tona como, por exemplo, a perda de confiança e a falta de resultados. Neste momento, eles dizem que "fizeram de tudo" antes de demitir. Mas, como você sabe que fez de tudo? Como saber que perdeu a confiança? Essas são perguntas que a maioria dos gestores não sabem responder e isso é uma reflexão que deve ser feita antes de mais nada.
Se tem uma resposta clara para dizer qual é a "hora certa", eu diria que é o momento em que essa ideia passar pela primeira vez na sua cabeça. Isso não quer dizer agir por impulsividade e demitir o colaborador no primeiro problema que ele lhe trouxer. Quer dizer entender que os desafios no relacionamento entre gestores e colaboradores são diários e que devem ser tratados e resolvidos. Porém, a partir do momento que a situação ultrapassa essa esfera e surge a primeira ideia de desliga-lo, talvez essa seja a hora certa.
Mas, antes de tudo, é preciso voltar e entender o que está acontecendo na base da sua empresa antes de algum desligamento. Ter um papel de líder é fundamental para que a equipe se consolide. Dar feedbacks para melhorar performance, motivar, auxiliar no alinhamento de tarefas e treinamentos é o que vai manter um trabalho sólido que reduza a turnover da sua equipe. Mas, se a liderança está no caminho certo e, ainda assim, há vontade de demitir um colaborador, faça! Cada dia a mais que você esperar será prejudicial para sua empresa, para você como líder, para sua equipe e principalmente para o funcionário em questão.
Muitos executivos bem sucedidos agradecem grande parte do seu sucesso profissional a uma demissão que vivenciaram em algum momento de suas carreiras. Por isso, o que proponho é repensar sobre a demissão de colaboradores. Não podemos tratar como algo cruel, mas sim como decisões necessárias para um cargo de gestor, que precisa pensar no desenvolvimento de sua empresa.
Como dizia Viet Nguyen, vencedor do Prêmio Pullitzer, "A única coisa mais difícil do que saber a coisa certa a se fazer… é fazer a coisa certa".
Notícias Técnicas
Professora de Economia da UFRJ, Denise Gentil defende a existência de um “cálculo distorcido” pelo mercado financeiro, que rasga a Constituição ao transformar em déficit a parte da contribuição previdenciária reservada à União.
Segundo o ministro, legislação será mais segura e transparente
A crise de popularidade que atingiu o governo federal forçou o Palácio do Planalto a encontrar formas de divulgar as ações do Executivo e tentar melhorar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começa em 15 de março, e se estende até 31 de maio. Quem entrega a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, costuma figurar nos primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda.
Notícias Empresariais
Saiba como formalizar seu negócio, pagar menos impostos e ter acesso a benefícios previdenciários
Levantamento da ACSP aponta que os itens de carnaval podem ter até 57% de impostos
Os poços no litoral amapaense têm potencial para a existência de 10 bilhões de barris de petróleo - dos quais quase 7 bilhões já foram confirmados. Do outro lado do mundo, os poços de Dubai têm cerca de 4 bilhões de barris
A definição de um Marco Legal de Cibersegurança tem de ser prioridade máxima, uma vez que falta maturidade ao país. "Falta convergência nas ações ", advertiu o vice-presidente da ABES, Andriei Gutierrez
Apesar de melhorias recentes, especialistas veem espaço para reduzir risco do investidor privado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional