A regra se aplica a trabalhadores da mineração e atividades em subsolo, considerados os de maior risco ocupacional. Para garantir o benefício, é necessário que o segurado tenha completado 55 anos de idade e comprove sua exposição a ambientes nocivos durante o período exigido.
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Conheça as quatro habilidades do líder que promove segurança psicológica nas empresas
Pesquisa do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) sobre o assunto escutou mais de 300 lideranças e executivos em RH do Brasil inteiro
Os benefícios da segurança psicológica para as equipes de uma empresa ainda não estão claros para uma parte considerável dos líderes brasileiros, segundo aponta a primeira pesquisa nacional sobre o tema, conduzida pelo Instituto Internacional em Segurança Psicológica com mais de 360 executivos e especialistas em gestão de pessoas e RH de todo o país.
O estudo, realizado pelo Instituto no ano passado, preocupa por duas razões principais: “a pesquisa revela o desconhecimento técnico sobre o assunto, já que apenas 25% dos respondentes afirmaram já ter vivenciado a implementação de projetos em segurança psicológica no local onde trabalha, e a falta de endosso do alto escalão para iniciativas a respeito. Os dois fatores estão diretamente conectados, e não é por acaso. Sabemos que sem o envolvimento da liderança a segurança psicológica realmente não acontece”, diz Veruska S. Galvão, psicóloga organizacional, mentora executiva e cofundadora do IISP. Técnicas de implantação de segurança psicológica são fundamentais para tornar a gestão mais consciente e humana nas empresas.
Veruska explica que, ao longo do processo de certificação em segurança psicológica de times, no Brasil e em outras economias, torna-se nítido o perfil de liderança que consegue fomentar e sustentar mais facilmente a segurança psicológica e seus benefícios dentro das organizações. “A segurança psicológica é um conceito que surgiu na década de 1990, com base nos estudos realizados pela Dra Amy Edmonson, professora da Harvard Business School (EUA), e explica o que torna o ambiente corporativo um lugar seguro para que a equipe se sinta à vontade para expressar ideias, desconhecimentos, descontentamentos, dúvidas e sentimentos, sempre que necessário e sem temer sofrer represálias, humilhação ou cancelamentos por isso. Sob essa perspectiva, que muda a cultura e transforma a competitividade de empresas de qualquer porte e segmento, o líder é um pilar fundamental do processo”, diz Veruska.
Algumas características e comportamentos da liderança não apenas facilitam o processo de certificação como também são vetores dele. Com base em sua experiência junto a centenas de empresas, o IISP lista as principais habilidades da liderança capaz de fomentar a segurança psicológica em organizações.
- Sem medo de dizer a verdade – a liderança que compartilha com o time sua perspectiva sincera, ou seja, o que sabe e o que não sabe, sem medo de se mostrar vulnerável, consegue trafegar melhor frente às incertezas do mundo corporativo atual e tem mais efeito agregador. Embora seja fácil dizer às pessoas o que elas querem ouvir, os melhores líderes dizem a verdade à equipe, não importa o quão traumático isso seja. Ser aberto sobre fraquezas é sinal de força.
- Sem heroísmo – a liderança que pede ajuda, aciona as forças que unem as pessoas como uma equipe sólida. Ser honesto sobre a necessidade de suporte é um fator motivador do time, pois essa autenticidade valoriza talentos, aumenta o compromisso do time e incentiva a discussão de ideias inovadoras, fazendo a empresa crescer e os profissionais também.
- Sem apego à estagnação e conforto – para o IISP, uma das razões pelas quais tantas pessoas não conseguem se tornar líderes socialmente inteligentes e mais eficazes é que elas estagnam, passam a operar em piloto automático, autoperpetuando hábitos e repetindo o que funcionou no passado. É por isso que olhar para os desafios e para aquilo que não se sabe fazer tão bem desenvolve o líder e o time. Por mais que o desconhecido faça o líder parecer vulnerável a curto prazo, uma vez que o desempenho sempre sofre quando se está aprendendo um novo comportamento ou competência, isso o tornará mais forte no futuro.
- Sem medo de pedir desculpas – o líder que reconhece o erro e pede desculpa promove e conquista a confiança da equipe. Certamente o time apreciará tal honestidade. A sensação de estar com razão e de estar “invicto”, comum a quem se recusa a admitir erros, apesar de sedutora, dura pouco e é fruto de uma estratégia ineficaz. Quando essa estratégia falhar, e ela falhará, a equipe questionará não apenas o julgamento do líder, mas também sua autoconsciência.
Para discutir o papel da liderança na construção e desenvolvimento da segurança psicológica em times e organizações, entre outros assuntos correlatos, o IISP realizará pela primeira vez em São Paulo (SP), nos dias 18 e 19 de setembro, o 1º Summit Internacional de Segurança Psicológica, o maior congresso sobre o tema da América Latina. O evento acontecerá no Business Center da AMCHAM, com mais de 40 palestras e 500 painelistas, e, segundo Veruska, mostrará que “qualquer líder pode desenvolver essas habilidades, com exceção de um: aquele que acha que já sabe tudo, pois, como a doutora Amy Edmondson afirma em suas pesquisas, o maior desafio do ser humano é aprender quando acha que já sabe”. Mais informações sobre o evento e inscrições podem ser feitas no link: : https://segurancapsicologica.com/summit/
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