Pagamento inicia no dia 17 de fevereiro para trabalhadores das iniciativas pública e privada que atendem ao requisito do programa
Área do Cliente
Notícia
Empresários da construção estão otimistas para 2025, aponta CNI
Em dezembro, todos os indicadores de expectativa do setor para os próximos meses cresceram, mas taxa de juros e custos elevados podem mitigar projeções positivas
Os empresários da indústria da construção vão terminar 2024 com expectativas positivas para o ano que vem. É o que mostra a Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quinta-feira (19).
A pesquisa mostra que, em dezembro, todos os indicadores de expectativa do setor para os próximos meses cresceram. O índice de expectativa de nível de atividade subiu 1,8 ponto, chegando aos 53,8 pontos; o de novos empreendimentos e serviços aumentou 2,1 pontos, também para 53,8 pontos; já o de número de empregados cresceu 0,5 ponto, para 52,5 pontos; enquanto o indicador de expectativa de compras de insumos e matérias-primas atingiu 51,4 pontos, após crescer 0,3 ponto.
“O ano de 2024 foi bastante positivo para a construção. A gente encerra o ano com otimismo, mas com certa cautela, porque existem problemas no horizonte que podem afetar a atividade do setor em 2025 e tirar esse ímpeto tão positivo, como a taxa de juros e a elevação de custos, que os empresários já estão percebendo”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
Segundo a Sondagem Indústria da Construção, o índice de intenção de investimento variou apenas 0,1 ponto entre novembro e dezembro. Agora em 45,9 pontos, ele está 8,1 pontos acima da média histórica da série, de 37,8 pontos.
Confiança recua em dezembro
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da Construção caiu de 53,8 pontos para 51 pontos, o que revela confiança mais modesta por parte dos empresários. Entre novembro e dezembro, o ICEI caiu em todos os segmentos. Segundo a CNI, o resultado do ICEI da Construção de dezembro é resultado da piora da avaliação dos empresários sobre as condições atuais e as expectativas.
Atividade, emprego e UCO estão acima da média
Em novembro, o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção atingiu 49,7 pontos. O resultado coloca o indicador 2,8 pontos acima da média histórica para o mês, o que sinaliza avaliação melhor que a usual por parte dos empresários do setor.
O índice de evolução do número de empregados, por sua vez, ficou em 47,8 pontos, em novembro. O indicador se encontra 2,5 pontos acima da média histórica para o mês, aponta o levantamento. Isso significa que a percepção dos industriais sobre o emprego está melhor que a usual.
A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) caiu de 70% para 67% entre outubro e novembro. Mesmo assim, a UCO continua em patamar elevado, três pontos percentuais acima da média histórica para o mês, de 64%.
Amostra
A Sondagem Indústria da Construção é feita em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Para esta edição do levantamento, a CNI consultou 327 empresas: 122 de pequeno porte; 137 de médio porte; e 68 de grande porte, entre 2 e 11 de dezembro de 2024.
Notícias Técnicas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante uma série de benefícios para milhões de brasileiros, como aposentadorias, pensões e auxílios. E por falar nisso, dessa vez iremos tratar de um pacotão de 2 viradas do órgão do Governo Federal
Afirmação é da ministra Esther Dweck
O próprio boleto trará um QR Code para uso do Pix. Boleto dinâmico permitirá alteração do beneficiário. Mudanças garantem mais segurança e agilidade aos pagamentos.
Mudança no prazo de entrega pode ser adiada após pedidos do setor contábil
Notícias Empresariais
'É muito provável que mais adiante o Brasil seja alvo das tarifas americanas', diz o economista Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial
O programa da CNI e do Sebrae está com chamada aberta até o dia 4 de fevereiro
Em fevereiro de 2024, a cotação do tipo arábica estava precificada em R$ 1.014,93, mas os valores subiram para R$ 2.565,86 neste mês
Alta no preço dos alimentos preocupa o governo há semanas; Lula voltou a dizer que quer debater com setores inflação específica em itens como carnes e óleo de soja.
Juros e carga tributária lideraram lista dos principais problemas. Em janeiro, confiança dos pequenos empresários caiu para o menor nível desde junho de 2020
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional