CFC, FENACON e Ibracon encaminharam, em 2 de janeiro, um ofício para a Receita Federal manifestando a insatisfação da classe contábil brasileira em relação à Instrução Normativa RFB nº 2.237/2024
Área do Cliente
Notícia
91% dos trabalhadores se sentem mais motivados em empresas com responsabilidade socioambiental
Pesquisa das consultorias GlobeScan e Ashoka aponta que funcionários esbarram em hierarquia, falta de tempo e orçamento para implementar mudanças estruturais nas companhias
Um novo estudo conduzido pela consultoria de negócios GlobeScan e a organização de apoio ao empreendedorismo social Ashoka revela uma significativa desconexão entre o discurso corporativo sobre sustentabilidade e suas práticas reais. De acordo com a pesquisa, que ouviu 8.613 funcionários de grandes empresas em 31 países, incluindo o Brasil, 74% dos respondentes identificam inconsistências entre o que suas empresas dizem sobre responsabilidade social e ambiental e seus comportamentos efetivos.
O levantamento, que traz uma nova perspectiva ao tema tradicionalmente centrado nas visões da alta liderança e investidores, mostra que as empresas enfrentam um desafio crescente para alinhar suas promessas de sustentabilidade com impactos reais.
"Empresas que não alinham suas metas a ações podem perder talentos atuais e futuros", alerta Chris Coulter, diretor executivo da GlobeScan. Segundo ele, "os funcionários são mais leais e motivados quando veem sua empresa tomando medidas concretas para contribuir positivamente com a sociedade e o planeta."
Motivação e lealdade ligadas à sustentabilidade
A pesquisa indica que 88% dos entrevistados globalmente - e 91% no Brasil - concordam que seu comprometimento e motivação aumentam quando a empresa melhora seu desempenho em responsabilidade social e ambiental. Além disso, 82% dos respondentes acreditam que contribuem para criar soluções sociais e ambientais positivas através de seu trabalho.
No entanto, apesar do otimismo dos funcionários, o estudo aponta que os esforços individuais ainda não se traduzem suficientemente em mudanças efetivas nas práticas empresariais. "Há uma grande oportunidade para as empresas mobilizarem suas equipes em ações de sustentabilidade. Os funcionários desejam contribuir, mas precisam de um ambiente organizacional que potencialize suas iniciativas", destaca Sarah Jefferson, diretora da iniciativa Empresas Transformadoras da Ashoka.
Obstáculos e facilitadores para a transição
O estudo identificou os principais obstáculos e facilitadores que afetam a capacidade dos funcionários de gerar impactos positivos no trabalho. Entre as barreiras mais citadas estão a percepção de que a sustentabilidade é responsabilidade de outros setores, falta de tempo para implementação, excesso de hierarquia e limitações financeiras.
Por outro lado, os principais facilitadores incluem uma cultura organizacional de apoio, que promove autonomia, escuta novas ideias e incentiva o trabalho em equipe. A forte colaboração, tanto entre departamentos internos quanto com partes interessadas externas, também foi destacada como fundamental para gerar valor de longo prazo.
Para os especialistas, os resultados sugerem que, embora as empresas possam ter ambições de sustentabilidade bem-intencionadas, é necessário investir na transformação da cultura organizacional e em sistemas operacionais para aproveitar plenamente o potencial de seus funcionários.
Notícias Técnicas
Proposta precisa ser analisada por outras comissões da Câmara e pelo Senado
A proposta, que altera a CLT, será analisada pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados
A IX Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada este ano em todo o país no período de 26 a 30 de maio. A ação tem como objetivo promover um verdadeiro mutirão para solucionar processos do Judiciário Trabalhista por meio do diálogo mediado
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
Notícias Empresariais
Juros e carga tributária lideraram lista dos principais problemas. Em janeiro, confiança dos pequenos empresários caiu para o menor nível desde junho de 2020
A demanda e produção estão pressionadas por preocupações sobre a política fiscal, as condições monetárias e a taxa de câmbio
Gestores sêniores conseguem equilibrar prudência e inovação, adaptando-se rapidamente às mudanças regulatórias e às flutuações do cenário econômico.
Uma delas é a Certidão de Ação Trabalhista (CAT), que é emitida por todos os regionais trabalhistas e indica se a pessoa ou empresa pesquisada possui ações em trâmite naquele tribunal, independentemente da fase do processo
Aderson Frota destacou que, inicialmente, a Indústria estava protegida com seus benefícios, mas o Comércio perderia os incentivos e reduções de impostos federais, o que afetaria a competitividade da região amazônica.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional