CFC, FENACON e Ibracon encaminharam, em 2 de janeiro, um ofício para a Receita Federal manifestando a insatisfação da classe contábil brasileira em relação à Instrução Normativa RFB nº 2.237/2024
Área do Cliente
Notícia
PMEs perdem dois dias por semana com gestão de despesas; revela pesquisa
Estudo destaca sobrecarga de gestores financeiros em pequenas empresas e mostra como a automação pode reduzir custos e aumentar a produtividade.
As micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras dedicam, em média, 21,47 horas por semana à gestão de despesas corporativas, o equivalente a quase dois dias e meio de trabalho, segundo estudo “Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”.
A pesquisa entrevistou 1.524 empreendedores e gestores financeiros de todas as regiões do Brasil, entre novembro e dezembro de 2024 e, conforme o levantamento, dados apontaram sobrecarga e desafios enfrentados pelas empresas.
Ainda, o levantamento revelou que em 46% das empresas, os próprios donos ou sócios assumem a gestão financeira, com esse índice aumentando para 59% das microempresas e chegando a 64% em negócios com até quatro anos de operação.
Nas médias empresas, 24% dos sócios ainda se encarregam diretamente da gestão financeira e essa concentração de funções é um obstáculo para o crescimento, uma vez que impede os gestores de focarem em decisões estratégicas, essenciais para expandir o negócio e aumentar sua competitividade.
A pesquisa também revelou que a tecnologia é uma aliada poderosa para resolver esse problema, mostrando que empresas que utilizam plataformas automatizadas conseguem reduzir até cinco horas semanais no gerenciamento de despesas e, em um ano, essa economia pode chegar a 260 horas.
Além de poupar tempo, a adoção de ferramentas tecnológicas aumenta o controle financeiro e reduz custos operacionais. Logo, negócios que investem em automação relatam maior autonomia das equipes e melhor organização financeira, criando espaço para focar no crescimento da empresa.
Apesar dos benefícios, a resistência à mudança e a falta de recursos dificultam a adoção de tecnologias em muitas empresas. O estudo mostrou que 80% dos entrevistados reconhecem que uma gestão financeira mais eficiente é crucial para expandir o negócio, mas muitos ainda enfrentam barreiras para isso.
Além desse, outro desafio é a percepção de que o investimento inicial em tecnologia pode ser alto, porém especialistas ressaltam que os ganhos em produtividade e redução de erros justificam o custo, gerando retorno significativo no médio e longo prazo.
Diante disso, entende-se que é fundamental adotar tecnologias e reduzir a sobrecarga dos gestores para aumentar a produtividade e abrir caminho para novas oportunidades.
Na tentativa de crescer e se destacar no mercado, as MPMEs precisam equilibrar melhor suas prioridades, investindo em automação, delegando tarefas e organizando as finanças para vencer os desafios e alcançar resultados mais sólidos.
Com informações da Exame
Notícias Técnicas
Proposta precisa ser analisada por outras comissões da Câmara e pelo Senado
A proposta, que altera a CLT, será analisada pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados
A IX Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada este ano em todo o país no período de 26 a 30 de maio. A ação tem como objetivo promover um verdadeiro mutirão para solucionar processos do Judiciário Trabalhista por meio do diálogo mediado
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
Notícias Empresariais
Juros e carga tributária lideraram lista dos principais problemas. Em janeiro, confiança dos pequenos empresários caiu para o menor nível desde junho de 2020
A demanda e produção estão pressionadas por preocupações sobre a política fiscal, as condições monetárias e a taxa de câmbio
Gestores sêniores conseguem equilibrar prudência e inovação, adaptando-se rapidamente às mudanças regulatórias e às flutuações do cenário econômico.
Uma delas é a Certidão de Ação Trabalhista (CAT), que é emitida por todos os regionais trabalhistas e indica se a pessoa ou empresa pesquisada possui ações em trâmite naquele tribunal, independentemente da fase do processo
Aderson Frota destacou que, inicialmente, a Indústria estava protegida com seus benefícios, mas o Comércio perderia os incentivos e reduções de impostos federais, o que afetaria a competitividade da região amazônica.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional