Alinhada às melhores práticas internacionais, a iniciativa visa promover transparência e incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais
Área do Cliente
Notícia
INSS e MP Itinerante iniciam ações em três municípios mineiros
Ao longo desta semana, a população de Montalvânia, Marivânia e São João das Missões, no norte de Minas, será beneficiada pelo projeto do Ministério Público do Estado de Minas Gerais
o longo desta semana, a população de Montalvânia, Marivânia e São João das Missões, no norte de Minas, será beneficiada pelo MP Itinerante, projeto do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, que conta com diversas entidades e instituições como parceiras, entre elas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Através do Programa de Educação Previdenciária (PEP), servidores do Instituto têm colaborado com as ações realizadas em dezenas de municípios mineiros.
A coordenadora do PEP na Superintendência Regional do INSS Sudeste II, Júnia Machado, ressalta a importância da parceria com o MP Itinerante. “Em 2023, servidores do INSS estiveram em 18 das 34 cidades visitadas pelo MP Itinerante. Prestamos atendimento direto a 557 pessoas, que foram beneficiadas com informações e serviços previdenciários”, destaca. Júnia acredita que, em 2024, a colaboração entre as duas instituições continuará sólida, colaborando para levar informações essenciais às comunidades visitadas.
“Esta semana, estaremos presentes em três municípios do extremo norte de Minas. Nossa expectativa é de aproximar o INSS das comunidades que mais necessitam de seus serviços, como a população indígena Xakriabá, cujo território se encontra em São João das Missões e receberá uma das ações do projeto”, ressalta Júnia. Além dela, as servidoras Daniela Maurício, da Agência da Previdência Social de Januária, e Eliane Dias, da Agência de Manga, irão atuar nas ações do MP Itinerante, que são realizadas em municípios de pequeno porte, que não contam com sedes de comarcas.
Homenagem
Na última sexta (23), o Ministério Público realizou uma cerimônia, em Belo Horizonte/MG, para abrir os trabalhos do MP Itinerante em 2024. Na oportunidade, foram apresentados os resultados do ano anterior, além de prestar homenagem aos parceiros do projeto. Júnia Machado recebeu a placa de agradecimento em nome do INSS. “Agradecemos o reconhecimento do trabalho desempenhado pelos colegas, que procuram prestar o melhor atendimento possível às pessoas que nos procuram durante as ações”, disse.
A entrega das placas de agradecimento foi acompanhada pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, que, em sua fala, ressaltou a importância das parcerias, destacando que “nenhuma instituição sozinha conseguirá atingir seus objetivos”. Quanto ao MP Itinerante, completou: “É o encontro das instituições públicas com o povo”.
O projeto
Através das parcerias, desde 2010, o MP Itinerante disponibiliza às comunidades atendimentos jurídicos, orientações, palestras, rodas de conversas e cinema educativo para crianças. Além do INSS, a iniciativa conta com a participação de diversos órgãos públicos e instituições, como Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Ouvidoria do Ministério Público, Ouvidoria da Mulher, Defensoria Pública, Correios, Tribunal Regional Eleitoral, OAB, prefeituras municipais, Polícias Civil, Militar e Ambiental, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), entre outros.
No caso específico do INSS, os moradores demandam esclarecimentos e serviços sobre os benefícios assistenciais e previdenciários, com destaque para aposentadorias e BPC. Quando a estrutura física permite, os servidores conseguem acessar os sistemas do Instituto, podendo realizar requerimentos, consultar o andamento de processos e fornecer extratos.
Confira os locais e horários das ações
Dia 27/02 (terça-feira)
Montalvânia
Praça Cristo Rei, das 9h às 16h
Dia 28/02 (quarta-feira)
Marivânia
Praça da Fé, das 9h às 16h
Dia 29/02 (quinta-feira)
São João das Missões
Praça do Esporte, 9h às 16h
Aldeia Brejo Mata Fome, das 10h às 16h
Notícias Técnicas
Professora de Economia da UFRJ, Denise Gentil defende a existência de um “cálculo distorcido” pelo mercado financeiro, que rasga a Constituição ao transformar em déficit a parte da contribuição previdenciária reservada à União.
Segundo o ministro, legislação será mais segura e transparente
A crise de popularidade que atingiu o governo federal forçou o Palácio do Planalto a encontrar formas de divulgar as ações do Executivo e tentar melhorar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda começa em 15 de março, e se estende até 31 de maio. Quem entrega a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, costuma figurar nos primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda.
Notícias Empresariais
Saiba como formalizar seu negócio, pagar menos impostos e ter acesso a benefícios previdenciários
Levantamento da ACSP aponta que os itens de carnaval podem ter até 57% de impostos
Os poços no litoral amapaense têm potencial para a existência de 10 bilhões de barris de petróleo - dos quais quase 7 bilhões já foram confirmados. Do outro lado do mundo, os poços de Dubai têm cerca de 4 bilhões de barris
A definição de um Marco Legal de Cibersegurança tem de ser prioridade máxima, uma vez que falta maturidade ao país. "Falta convergência nas ações ", advertiu o vice-presidente da ABES, Andriei Gutierrez
Apesar de melhorias recentes, especialistas veem espaço para reduzir risco do investidor privado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional