Pagamento inicia no dia 17 de fevereiro para trabalhadores das iniciativas pública e privada que atendem ao requisito do programa
Área do Cliente
Notícia
Contribuição previdenciária dos jovens de 20 a 29 anos caiu de 66,9% em 2012 para 64,1% em 2023
Informalidade do mercado de trabalho faz jovens contribuírem menos com a previdência
Entre 2012 e 2023, houve uma tendência de queda na contribuição previdenciária entre os jovens de 20 a 29 anos. Nesse período, a taxa de contribuição desse grupo etário caiu de 66,9% para 64,1%. É o que aponta a nota técnica “A queda na contribuição previdenciária entre os jovens ocupados entre 2012 e 2023 no Brasil”, publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Ao contrário das demais faixas etárias, a contribuição previdenciária dos jovens ocupados apresentou declínio. Para o grupo de 30 anos ou mais, a taxa de contribuição cresceu de 63,3% para 66,3% no mesmo intervalo de tempo. Segundo a análise, as mudanças nas ocupações foram o principal fator para a redução da contribuição entre os jovens, enquanto os níveis de escolaridade e os rendimentos médios contribuíram para suavizar os efeitos desse declínio.
“Quando feita a análise das causas desse comportamento, por meio de cenários contrafactuais, há indícios que um dos fatores para essa queda na proteção social dos jovens está ligada a uma mudança na estrutura da posição por ocupação entre os jovens com menor participação dos empregos com carteira de trabalho assinada e incremento da importância relativa do trabalho por conta própria e empregos sem carteira de trabalho”, argumentam os autores.
O estudo também aponta que a evolução foi negativa em alguns estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e Amazonas, além da região Sudeste como um todo. Uma possível explicação, segundo o texto, é o fraco desempenho da economia brasileira e do mercado de trabalho formal entre 2012 e 2023, que contribuiu para o resultado.
Entre as estimativas contrafactuais apresentadas, considera-se um cenário em que a estrutura de ocupação de 2012 fosse mantida, mas com os percentuais de contribuição previdenciária de 2023 aplicados a cada posição na ocupação. Nesse cenário, estima-se a taxa de contribuição entre os jovens de 20 a 29 anos seria de 69,1%, superior tanto ao patamar observado em 2023 (64,1%) quanto ao de 2012 (66,9%). Esse resultado, como citado anteriormente, reflete a queda da participação do emprego com carteira de trabalho assinada no setor privado (de 53,3% para 48,6%), com deslocamento para outras posições na ocupação que possuem.
“A tendência de queda na contribuição previdenciária entre os jovens, em contraste ao incremento da proteção entre as demais faixas etárias, entre 2012 e 2023, levanta preocupações sobre a evolução da cobertura previdenciária no futuro, pois essas formas de inserção mais precárias, no início da trajetória laboral, podem afetar todo o futuro profissional desses jovens. Essa tendência pode estar refletindo as transformações do mundo do trabalho, sendo necessário um monitoramento constante para evitar impactos futuros negativos sobre a cobertura previdenciária”, explica Rogério Nagamine, um dos autores e especialista em políticas públicas e gestão governamental na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea.
Notícias Técnicas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante uma série de benefícios para milhões de brasileiros, como aposentadorias, pensões e auxílios. E por falar nisso, dessa vez iremos tratar de um pacotão de 2 viradas do órgão do Governo Federal
Afirmação é da ministra Esther Dweck
O próprio boleto trará um QR Code para uso do Pix. Boleto dinâmico permitirá alteração do beneficiário. Mudanças garantem mais segurança e agilidade aos pagamentos.
Mudança no prazo de entrega pode ser adiada após pedidos do setor contábil
Notícias Empresariais
'É muito provável que mais adiante o Brasil seja alvo das tarifas americanas', diz o economista Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial
O programa da CNI e do Sebrae está com chamada aberta até o dia 4 de fevereiro
Em fevereiro de 2024, a cotação do tipo arábica estava precificada em R$ 1.014,93, mas os valores subiram para R$ 2.565,86 neste mês
Alta no preço dos alimentos preocupa o governo há semanas; Lula voltou a dizer que quer debater com setores inflação específica em itens como carnes e óleo de soja.
Juros e carga tributária lideraram lista dos principais problemas. Em janeiro, confiança dos pequenos empresários caiu para o menor nível desde junho de 2020
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional