Confira o vídeo sobre a nova funcionalidade com potencial para atender mais de 155 milhões de brasileiros
Área do Cliente
Notícia
Brasil lidera debates sobre Inteligência Artificial e mercado de trabalho no GT de Emprego
Encontro virtual reuniu representantes dos países-membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e dos novos integrantes (Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã)
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, abriu na manhã desta quarta-feira (12) as atividades do Grupo de Trabalho sobre Emprego (EWG) do BRICS, sob a presidência do Brasil. O encontro virtual, sediado em Brasília (DF), reuniu representantes dos países-membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e dos novos integrantes (Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã). A coordenação do GT coube a chefe da Assessoria de Relações Exteriores do MTE, Maíra Lacerda, que destacou que todos os países do bloco estão enfrentando os desafios da inteligência artificial, “o que exige uma reflexão coletiva e busca por soluções conjuntas”.
Sul Global - Com o lema "Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável", a presidência brasileira do BRICS busca promover um desenvolvimento global mais equitativo, baseado na cooperação econômica e social entre os países emergentes.
Para o ministro Luiz Marinho, a presidência brasileira do BRICS em 2025 representa uma oportunidade especial para o Ministério do Trabalho e Emprego. “Vivemos tempos de transformações velozes. A inteligência artificial deixou de ser uma promessa distante. É uma realidade que redesenha as relações de trabalho, desafia modelos estabelecidos e nos convida a refletir sobre o papel da tecnologia em nossas sociedades”, afirmou.
Maíra Lacerda reforçou que a presidência brasileira estabeleceu prioridades alinhadas ao cenário internacional atual. “A cooperação Sul-Sul será essencial para impulsionar o desenvolvimento social, econômico e ambiental”, disse.
Ela destacou ainda que, além da governança da inteligência artificial, a mudança climática também figura entre os eixos prioritários da presidência brasileira. “Esses temas estão diretamente ligados às prioridades do ministro Marinho para o nosso grupo de trabalho: compreender os impactos da inteligência artificial no mundo do trabalho e construir políticas para uma transição justa diante das mudanças climáticas”, explicou.
A preocupação com possíveis perdas de empregos e o remanejamento da força de trabalho foi um dos principais pontos debatidos. No entanto, os países também estão avançando com iniciativas para mitigar esses desafios. "Fiquei muito impressionada com a participação ativa de todos os membros do grupo, incluindo os novos integrantes", avaliou Maíra.
A discussão evidenciou que há um esforço global para equilibrar o avanço tecnológico com a proteção dos trabalhadores. “Amanhã abordaremos exclusivamente o impacto da inteligência artificial no mundo do trabalho. O que percebemos é que todos os países estão atentos a esse tema e buscando formas de adaptação”, acrescentou.
O encontro também trouxe experiências concretas. Países como os Emirados Árabes Unidos e a Zâmbia apresentaram investimentos expressivos na formação de jovens para a nova realidade digital.
Entretanto, alguns desafios comuns foram destacados, como o chamado "gap digital", mencionado pela delegação da África do Sul. A falta de formação na área digital, aliada ao baixo interesse na educação básica, tem gerado escassez de profissionais qualificados em setores estratégicos, como tecnologia e inteligência artificial.
Ao avaliar o primeiro dia de discussões, Maíra considerou a reunião altamente produtiva. “Ninguém se alongou ou fugiu do tema. O que o presidente Lula espera desses fóruns multilaterais é que resultem em ações concretas. Foi uma troca de informações muito rica e objetiva”, afirmou.
O evento também serviu como base para um trabalho conjunto e contínuo entre os países do BRICS. "Conseguimos compartilhar desafios e entender como cada nação está lidando com essas questões. Foi um excelente início de colaboração", concluiu.
COLETIVA DE IMPRENSA
O GT de Emprego do BRICS segue com suas atividades nesta quinta-feira (13). Ao fim do encontro, ocorrerá uma coletiva de imprensa conduzida pela chefe da Assessoria de Relações Internacionais do MTE, Maíra Lacerda, para apresentar um balanço das discussões e encaminhamentos do grupo.
Notícias Técnicas
Parceria assinada em solenidade no STF visa promover trabalho decente e formação profissional a detentos e ex-detentos
Fiscalização está apurando a situação dos cerca de 50 empregados que estavam trabalhando no local e 21 ficaram gravemente feridos
Iniciativa do Governo Federal oferece descontos entre 20% e 95% e garante a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
Secretário extraordinário participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta quarta-feira (12/2)
Notícias Empresariais
A taxação em 25% sobre as importações de aço decretada por Donald Trump não irá prejudicar igualmente todas as empresas brasileiras. Análise feira pelo Itaú BBA aponta que ao menos uma companhia pode ser beneficiada pela medida: a Gerdau.
Em entrevista concedida antes das medidas anunciadas pelo governo Trump, executivo falou sobre possíveis impactos de uma eventual taxação mais intensa aos produtos chineses
Dona do Facebook crava sequência histórica de 16 altas, e avança 22,5% no ano, na contramão do ceticismo com gastos de IA pós fenômeno DeepSeek
A receita líquida atingiu R$ 259,1 bilhões no mês, enquanto a despesa totalizou R$ 172,1 bilhões
Em janeiro, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2025 deve totalizar 325,3 milhões de toneladas, 11,1% maior que a obtida em 2024 (292,7 milhões de toneladas com aumento de 32,6 milhões de toneladas; e 0,8% acima da informada em dezembro, com acréscimo de 2,7 milhões de toneladas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional